Das naturais às alisadas, a cabeleira escorrida faz sucesso. Com fãs mundo afora, os cabelos lisos podem dizer muito sobre sua imagem e o visagismo, estudo que une conhecimentos de forma e cor de cabelo com a personalidade e o dia a dia da cliente, explica o significado desse visual.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Os significados do cabelo liso: do longo ao mais curto
O visagismo analisa a linha, forma e cor dos fios. O comprimento é o fator mais importante dentre os que definem a imagem criada pelo corte, como conta o visagista Philip Hallawell: "os lisos são analisados por suas linhas. Se os fios são mais compridos, eles representam mais controle e segurança enquanto os mais curtos, poder, força e compromisso".
A mudança do comprimento pode acompanhar a mulher nas etapas da vida. Para Philip, o número de adolescentes com os fios lisos e longos é explicado pela insegurança normal da idade e pela necessidade de controlar seu meio. Em idades mais maduras, fios muito longos podem envelhecer, engordar e deixar a expressão caída, por isso, o ideal é encurtá-los para rejuvenescer e alongar a silhueta.
Para as que trabalham em cargos altos e não querem abrir mão dos fios mais compridos, Philip Hallawell sugere usar penteados presos: "o cabelo curto já representa o compromisso do trabalho, e por isso, as mulheres que têm os fios longos devem investir em coques ou rabos de cavalo para transmitir essa mesma informação. Quanto maiores os fios, maior é a impressão de que a pessoa é livre em suas responsabilidades, e esse não costuma ser um fator valorizado no ambiente corporativo", ensinou.
Para descontrair a imagem de controle e força
Mesmo com uma abordagem poderosa, cheia de segurança e poder, os fios lisos podem trazer também descontração à imagem. Para isso, invista em franjas, topetes ou em riscas laterais, que aliviam um pouco o visual. Outra sugestão é investir em cortes descontraídos como o repicado, que mostra energia e dinamismo.
As cores também influenciam essa análise visual. Quanto mais escuros os cabelos, mais controlada é a imagem transmitida e mais "sisuda" a impressão desses penteados lisíssimos, como o chanel. Philip Hallawell alerta que apesar do liso natural, as cores também ajudam a identificar mais da "personalidade capilar" de cada um, e as vezes são necessários alguns artifícios para lidar com isso: "quem nasce com o cabelo liso, mas tem cores mais leves como o loiro ou mais emotivas como o ruivo, na maioria das vezes não aguenta o estilo mais controlador do tipo de fio, e apela para técnicas que modelam, como ondas leves ou pontas para fora", explicou.