Os cabelos brancos já deixaram de ser sinônimo de falta de vaidade feminina ou apenas sinal da idade, hoje em dia os fios despigmentados conferem um ar de modernidade e sofisticação ao look. Para assumir de vez o visual grisalho, assim como a personagem poderosa e sofisticada Miranda Priestly - personagem do filme "O Diabo Veste Prada", no entanto, não basta apenas parar de colorir as madeixas. Manter os cabelos sempre bonitos é uma missão diária na vida das mulheres e conforme a idade vai mostrando seus primeiros sinais, os cuidados precisam ser ainda maiores. Mesmo as que escolhem não colorir as madeixas para esconder os fios despigmentados precisam de redobrar a atenção com os cabelos para evitar que eles ganhem uma tonalidade amarelada.
Conheça toda a linha Elseve Óleo Extraordinário
Como evitar que os fios brancos fiquem amarelados
Com o tempo, as melaninas que pigmentam os cabelos diminuem, causando a perda da cor e o surgimento dos cabelos brancos. Os fios grisalhos, no entanto, tendem a ficar amarelados e sem brilho. Segundo pesquisa da Universidade de Campinas, a principal causa para a mudança na cor é a oxidação natural, que ocorre devido a exposição a altas temperaturas, como as radiações solares ou o uso constante de aparelhos como secador de cabelo ou chapinha. Para evitar o tom amarelado antes mesmo que ele apareça nas madeixas, o ideal é utilizar o shampoo neutralizador uma vez por semana. O excesso do uso, porém, pode deixar os fios ressecados ou até mesmo azulados.
Fios já amarelados: como resolver o problema
Para remover o aspecto amarelado dos fios, o mais indicado é apostar nos shampoos neutralizadores, também conhecidos como desamareladores. "Cabelos grisalhos com tons amarelados podem ser evitados com shampoos que são desamareladores, eles eliminam essa tonalidade e deixam o cabelo com um branco puro, puxando para o acinzentado e muitas vezes para o prateado. Além do shampoo você também pode utilizar o condicionador e máscara de tratamento", explicou o profissional Alexandre Rodrigues, da Ophicina do Cabelo. O produto específico costuma ter uma tonalidade azul ou roxa por conter uma alta concentração de pigmentos, que o torna capaz de interagir com os pigmentos naturais do cabelo de forma a neutralizá-los.
Cabelo grisalho tende a produzir menos queratina e ficar mais ressecado
O cabelo grisalho é naturalmente mais rebelde e difícil de domar, pois a falta da melanina, pigmento que dá cor as madeixas, faz com que a fibra capilar tenha menos capacidade de se nutrir e produzir queratina. Desta forma, o folículo atrofia e afina os fios, que ficam mais sensíveis e com maior tendência ao ressecamento. Por isso é indispensável apostar em procedimentos de hidratação, como a queratinização ou a cauterização. "Os produtos capilares para cabelos brancos precisam ter alto poder hidratante para compensar a perda da melanina. A hidratação semanal é obrigatória e de preferência revezando máscaras de hidratação com de reconstrução", explicou Alexandre Rodrigues.
Matéria publicada em 10 de fevereiro 2021, por Webedia.