Não são apenas as cacheadas, crespas e as que pintam ou alisam os cabelos que precisam recorrer ao cronograma capilar: as mulheres de cabelo liso também podem - e devem - investir no tratamento! Combinando hidratação, nutrição e reconstrução, essa rotina de cuidados entrega todos os nutrientes que as madeixas precisam para ficarem ainda mais bonitas, fortes e saudáveis. Gostou da ideia, mas não sabe como começar? Então, essa matéria é especialmente para você! Saiba mais detalhes sobre as três etapas e descubra a máscara de L'Oréal Paris mais indicada para cada uma delas:
Uma reconstrução mensal é suficiente para cabelos lisos sem química
O cronograma capilar organiza os principais tratamentos que os fios precisam - hidratação, nutrição e reconstrução - durante três dias da semana pelo período de um mês. Como cada cabelo, mesmo entre os lisos, tem suas próprias características e necessidades, na hora de iniciá-lo, você pode levar em conta o que ele mais precisa no momento para montar seu próprio calendário; porém, se ainda é iniciante na técnica e não quer correr o risco de errar, o ideal é se guiar pela tabela oficial - como mostra a tabela acima.
Nela, a hidratação é o tratamento que mais chama atenção, enquanto a reconstrução aparece apenas uma vez. Para quem mantém o cabelo liso natural - sem escova progressiva ou coloração -, essa frequência é suficiente. Já para aquelas que fazem algum tipo de química, a dica é fazer uma pequena alteração no calendário e usar a máscara reconstrutora de 15 em 15 dias para garantir melhores resultados!
Hidratação é principal etapa do cronograma para cabelos lisos
Como falado, a hidratação é o cuidado que aparece com mais frequência no cronograma capilar! E não é para menos: além de ser a porta de entrada para todos os demais tratamentos, é ela quem repõe a água dos fios para que eles fiquem macios, com movimento e livres do desagradável frizz.
Em que máscara apostar?
Como os cremes de tratamento que tratam sem pesar são os mais indicados para os cabelos lisos, a dica é investir na Spa Hydra Detox! Rica em glicerina e alga azul, ela promove uma hidratação intensa nos fios, além de poder ser aplicada da raiz às postas por contar com uma fórmula bem levinha - o que é ótimo para os cabelos lisos, que, no geral, tendem a ficar sobrecarregados e oleosos com mais facilidade.
Nutrição dá brilho e elimina as pontas ressecadas
Depois da hidratação, é a nutrição quem ganha mais espaço no cronograma para cabelos lisos. Ela é a responsável por selar os nutrientes hidratantes na fibra capilar ao mesmo tempo que repõe os lipídios - ou seja, a oleosidade natural dos fios, para combater o ressecamento e garantir mais brilho.
Em que máscara apostar?
Como a fórmula enriquecida com óleos ou manteigas é um dos pré-requisitos para as máscaras de nutrição, uma boa opção para tratar os fios lisos nessa etapa é investir na Elseve Supreme Control 4D. O de Manteiga de Babaçu na sua composição ajuda a selar as cutículas, combater o frizz e o efeito armado; já o Polímero PQ modela os fios e garante movimento.
Reconstrução fortalece e protege os cabelos das agressões externas
Engana-se quem pensa que a reconstrução só é indicada para cabelos quimicamente tratados ou coloridos. Por causa das agressões externas do dia a dia - como uso de fontes de calor, vento e poluição, por exemplo -, até mesmo os naturais precisam desse cuidado extra para repor suas proteínas e reconstruir a fibra capilar.
Os fios com qualquer tipo de química devem adicionar mais uma reconstrução na tabela - com um espaço de 15 dias entre uma e outra -, enquanto os naturais podem ficar com apenas uma, como indica a tabela.
Em que máscara apostar?
Formulado especialmente para cabelos naturalmente lisos, o creme de tratamento Elseve Quera-Liso Leve e Sedoso é uma das melhores opções para a etapa da reconstrução. Além de recarregar a fibra capilar com queratina, ele promove uma barreira de proteção contra os danos externos e ainda conta com um ativo-termoprotetor para evitar que as madeixas sejam danificadas na finalização com secador e chapinha.
Matéria publicada em 27 de fevereiro 2021, por Webedia.