Por ter benefícios incríveis na nutrição e na hidratação caseira para cabelo cacheado e crespo, o óleo de coco virou um dos queridinhos das mulheres com esses tipos de fios! Rico em vitaminas e em ácidos graxos, ele se destaca por penetrar profundamente nas cutículas da fibra capilar, aumentando o brilho, a maciez e eliminando as pontas ressecadas e o frizz.
Pensando nisso e para ajudar quem ainda não adicionou esse ingrediente natural na rotina de beleza, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial para explicar todas as suas vantagens e as diferentes formas de uso - da hidratação caseira ao pré-poo. Confira!
HIDRATAÇÃO CASEIRA PARA CABELO CACHEADO E CRESPO COM ÓLEO DE COCO ACABA COM O RESSECAMENTO
Por causa do formato espiralado, que impede que a oleosidade da raiz chegue até às pontas, os cabelos cacheados e crespos são naturalmente mais secos. A hidratação caseira para cabelo cacheado é o tratamento mais popular para evitar o ressecamento, mas os óleos também são muito importante na hora de cuidar desses tipos de fios. Você pode misturar o óleo de coco à sua máscara de hidratação para potencializar o cuidado.
O passo a passo é simples: basta separar a quantidade da sua máscara de hidratação favorita em um recipiente de plástico e adicionar algumas gotas de óleo de coco. Depois, misture bem e aplique do comprimento às pontas dos fios, como de costume, deixe agir por 20 minutos e enxágue.
A hidronutrição tem a função de devolver ao fio a água e os lipídios - ou seja, a gordura natural das madeixas. Por isso, o tratamento ajuda a eliminar as pontas ressecadas, aumentar a maciez e evitar a aparência opaca, conferindo mais brilho aos caracóis. Além disso, o óleo de coco ainda tem a vantagem de eliminar o frizz e manter o aspecto de hidratado por mais tempo, já que age profundamente na fibra capilar e cria uma película protetora ao redor dela.
NA UMECTAÇÃO, ÓLEO DE COCO ENTREGA TRATAMENTO AINDA MAIS POTENTE
Se os fios estiverem muito ressecados, a hidratação caseira para cabelo cacheado pode ganhar uma dupla: a umectação capilar. Nesse caso, o óleo de coco é aplicado mecha a mecha, em todos os fios e garante um tratamento profundo. Veja a melhor forma de aplicar o óleo para umectação aqui embaixo:
1. Coloque a quantidade de óleo de coco que vai usar nos fios em um recipiente separado;
2. Divida o cabelo em seções;
3. Aplique o óleo de coco da raiz às pontas do cabelo seco, enluvando bem para garantir que ele penetre na fibra capilar;
4. Agora, com o ingrediente na ponta dos dedos, massageie o couro cabeludo fazendo movimentos circulares;
5. Feito isso, deixe o produto agindo no cabelo por duas horas ou mais. Se desejar, também pode fazer a umectação antes de dormir para lavar o cabelo apenas no dia seguinte;
6. Depois de deixar o óleo agir, faça o método UCPE - umectar, condicionar, pausar e esperar - para remover o óleo. Não é proibido fazer o enxágue com shampoo, mas, com a ajuda do condicionador, você tem a vantagem de não perder nenhum nutriente que o cabelo acabou de receber;
7. Depois de retirar o óleo por completo, é só usar mais um pouco de condicionador - dessa vez, para ajudar a selar as cutículas - e enxaguar com água fria.
ÓLEO DE COCO TAMBÉM PODE SER USADO PARA PROTEGER OS FIOS NO PRÉ-POO E NA FINALIZAÇÃO DAS PONTAS
Quando for lavar o cabelo com shampoo, você também pode usar o óleo de coco para fazer o pré-poo, criando uma película protetora nos fios para impedir que a oleosidade natural saia junto com as impurezas. É bem simples: basta aplicar o ingrediente nas pontas e deixá-lo agindo por cerca de três minutos; depois, é só enxaguar e usar o shampoo e condicionador normalmente.
Outra dica é usar óleo de coco na hora da finalização, aplicando pouca quantidade nas pontinhas, antes ou depois do creme de pentear. Assim, você garante que o efeito da hidratação caseira para cabelo cacheado dure mais tempo.
Matéria publicada em 05 de março 2021, por Webedia.