Embora seja um dos tons queridinhos para coloração, não dá para negar que o loiro também é um dos mais difíceis de ser alcançado. Quando o cabelo natural é mais escuro, então, o desafio para chegar o mais próximo possível da cor desejada é ainda maior - isso sem falar nos cuidados posteriores para que as madeixas continuem bonitas e saudáveis. Pensando nisso, para ajudar quem está pensando em apostar no look, o Beleza Extraordinária preparou uma matéria especial com tudo o que você precisa saber para fugir dos erros. Confira!
Cabelos precisam estar fortalecidos antes da descoloração
Quem tem cabelo preto, castanho ou ruivo precisa descolorir os fios antes de aplicar o loiro para que seja possível chegar à cor desejada. Por se tratar de um procedimento mais agressivo - já que as cutículas do cabelo se abrem e a fibra capilar pode acabar perdendo proteínas -, é muito importante que os fios estejam fortalecidos e com todos os tratamentos em dia.
A dica para não correr riscos é fazer um teste de mechas antes da descoloração para ver como os fios reagem. Se ele continuar com a textura e aparência de sempre, está liberado misturar o pó descolorante com amônia ou água oxigenada e ir para os próximos passos. Agora, se ao final da espera, o cabelo apresentar alguma alteração, é preciso reforçar as rotinas de hidratação, nutrição e, principalmente, reconstrução.
Fios tingidos também precisam ser descoloridos
Mesmo que o seu cabelo já esteja em um tom mais claro, se a cor foi obtida através de tinta, ainda é preciso descolorir os fios para alcançar a nova tonalidade desejada. O motivo para isso é o fato de coloração não clarear coloração, já que os velhos pigmentos precisam ser limpos para que os novos consigam penetrar na fibra capilar.
Para saber se as madeixas estão preparadas, o procedimento é o mesmo: teste de mechas e - caso o resultado seja negativo - uma rotina intensa de tratamentos.
Tonalizante é indispensável para evitar o efeito alaranjado/amarelado
Depois de descolorir o cabelo, o próximo passo é contar com a ajuda de um tonalizante para neutralizar os reflexos indesejados. Através desse processo - chamado de matização -, o loiro não fica alaranjado ou amarelado, e exibe um tom mais bonito.
Para isso, o tonalizante escolhido precisa ter pigmentos violeta - cor que neutraliza o amarelado/alaranjado do loiro - e agir nas madeixas por alguns minutos antes da coloração definitiva.
Aplicação da coloração deve começar nas mechas da nuca
Após descolorir e tonalizar as madeixas, é hora de, finalmente, aplicar a coloração com o tom de loiro cescolhido. Saiba como fazer:
1 - Comece com o cabelo seco - e, de preferência, ao menos um dia sem lavar para proteger o couro cabeludo de irritações;
2 - Divida os fios em quatro partes iguais para facilitar a aplicação da coloração: duas na frente, uma no meio e outra na nuca;
3 - Usando um pincel largo, comece a aplicar a tinta a partir dos fios da frente, indo da raiz para as pontas;
4 - Se desejar esfumar a raiz para conseguir um efeito natural, é preciso reservar um tom de loiro mais escuro e seguir os procedimentos explicados detalhadamente nessa matéria aqui.
5 - Após aplicar a coloração em toda o cabelo, massageie bem as pontas com a mão para espalhar o produto e facilitar sua penetração;
6 - Deixe a tinta agindo pelo tempo determinado pelo fabricante;
7 - Enxague a coloração abundantemente, aplicando os produtos de pós-coloração para ajudar na fixação do cor e já começar a tratar os cabelos.
Cronograma capilar e produtos específicos para pós-coloração ajudam a manter o loiro
Você seguiu todos os procedimentos e conseguiu o loiro desejado? Então, agora é preciso ficar atenta a uma série de cuidados para manter a cor nos fios! Um deles é repetir o que fez na pré-coloração e investir em um cronograma capilar para devolver todos os nutrientes que a fibra acabou perdendo durante o processo. Dessa forma, além do cabelo ficar mais forte e saudável, ele também ajuda a valorizar a nuance escolhida.
Máscaras e shampoos matizadores também fazem diferença na rotina para que o aspecto alaranjado/amarelado continue longe do cabelo, assim como os cremes de pentear com protetor solar ajudam a impedir que a cor desbote e perca seu brilho.
Matéria publicada em 27 de fevereiro 2021, por Webedia.