Tranças são ótimas opções para quem quer mudar o cabelo de modo rápido e fácil, e os estilos mais famosos, como o embutido e a escama de peixe, são objeto de desejo do público feminino. Além de ser prático, o estilo pode ser usado em diversas ocasiões , desde o evento mais chique, até uma ida ao cinema com o namorado.
Tranças embutidas, como usou a modelo no desfile da Elie Saab, exigem um pouco de prática, mas são ótimas para mudar o visual por um dia. Já a espinha de peixe é uma versão da embutida, mas que é feita com mechas de cabelo finíssimas e bem apertadas, que lembram a textura do animal aquático. O estilo diferente chama a atenção e pode ser usado certinho ou desarrumado, como se viu no desfile de Tory Burch.
Versões mais elaboradas de tranças saíram das passarelas e ganharam o "mundo real", mas este não é um fenômeno tão recente. Trançar os cabelos é um costume dos povos antigos e há relatos desse estilo em tribos africanas que as usavam para identificar grupos, origem, idade, estado civil, religião, riqueza e posição social das pessoas.
A trança se tornou um movimento representativo para a cultura negra e ajudou a compor a identidade de personagens históricos famosos como Frida Kahlo. No Brasil, o penteado apareceu com força nos anos 1970 junto ao movimento hippie e vem se renovando a cada temporada.
E então? Qual trança é mais bonita? A espinha de peixe ou embutida?
Matéria publicada em 22 de janeiro 2021, por Webedia.