O cabelo black power é sinônimo de estilo e resistência, utilizado por homens e mulheres, esse estilo de cabelo ressalta o volume dos fios e o contorno do rosto. O blog Beleza Extraordinária separou as principais informações sobre o cabelo black power, como cuidar, como finalizar e diferentes formas de usar esse estilo atemporal.
Qual história do cabelo black power?
O surgimento da nomenclatura e do estilo do cabelo black power está associado com o crescimento do movimento negro. Em 1920 o ativista jamaicano Marcus Garvey levantou a bandeira do uso dos cabelos crespos e cacheados naturais, indo contra a imposição de alisamento que era levantado para que pessoas pretas fossem aceitas socialmente. Nesse momento, houve os primeiros ensaios de resgate da estética do cabelo black power.
Esse fato ganhou ainda mais força durante a década de 60, junto com a ascensão do movmento negro e grupos que revindicaram a estética negra como forma de resistência e de valorização da comunidade. Um dos principais que atuaram nesse período foram os Panteras Negras. Cabelos, roupas, jóias e músicas foram formas que a comunidade negra encontrou de reafirmar e propagar sua cultura.
Nomes como Angela Davis, Gilberto Gil, Tim Maia e Elza Soares são algumas das figuras notáveis que já adotaram o cabelo black power como seu visual principal. Com o passar dos anos, a estética do black power se popularizou e se tornou um dos principais símbolos da luta negra.
Inspirações de cabelo black power
O cabelo black power pode ser feito em cabelos crespos e cacheados e é caracterizado por seu formato arredondado, volume e destaque da definição natural dos fios. O pente garfo é extremamente útil para manter o cabelo black power com volume e modelar no formato arredondado. Além do visual tradicional, o black power pode ser utilizado com coques, rabos de cavalo e apostar em diferentes colorações para mudar o visual, como luzes e morena iluminada.
Quais cuidados ter com o cabelo black power?
Os cuidados com os cabelos crespos são semelhantes com os cabelos cacheados, esse tipo de cabelo também exige maior cuidado com nutrição por conta da dificuldade do óleo chegar nas pontas, por conta da curvatura dos fios. Por isso, para evitar o ressecamento do cabelo black power é importante manter um cronograma capilar com os passos de hidratação e nutrição dos fios. O passo de reconstrução deve ser feito de forma mais intensa para aquelas pessoas que escolheram colorir o cabelo ou se ele estiver fragilizado e quebradiço.
Para isso, aposte na linha Óleo Extraordinário para garantir a nutrição dos fios, a linha Hidra Hialurônico para hidratar o cabelo crespo e a linha Reparação Total 5 para reconstrução capilar. O creme noturno Hidra Hialurônico é uma boa opção para garantir um tratamento eficiente e prático, que ajuda a tratar o cabelo e evitar o frizz no black power.
Como finalizar o cabelo black power?
O cabelo black power surge como uma forma de propagar o cabelo crespo natural, por isso, alguns fios fora do lugar e o volume dos fios junto com a definição natural do cabelo são as grandes características desse tipo de cabelo. Além disso, a rotina de hidratação e umectação vai ajudar a finalizar os fios com mais facilidade. Na hora de finalizar o cabelo black power dê preferência para umedecer os fios e aplicar o creme de pentear ou leave-in.
Utilize uma escova de dentes mais aberta para espalhar o produto por todo cabelo. Quando o cabelo estiver quase seco, utilize o pente garfo para dar volume para os fios. Utilizar os dedos e o jato frio do secador também ajuda nesse momento de modelar e dar volume para o black power. Para manter o formato arredondado é preciso manter o corte em dia para evitar que o black power fique desapontado, por isso sempre se atente ao corte.