Alguns produtos são importantes para a manutenção do cabelo e ajudam a mantê-los sempre radiantes e cheios de brilho. O acidificante capilar é um desses produtos que são fundamentais na nossa rotina de cuidados capilares, capaz de promover a neutralização do pH do cabelo, evitando que os fios fiquem com aspecto poroso e ressecado.
Para que você possa saber mais sobre o acidificante capilar e entender como ele age no cabelo, o blog de Beleza Extraordinária reuniu algumas informações que irão tirar suas dúvidas acerca do acidificante capilar e torná-lo o queridinho do seu cronograma capilar.
O que é acidificante capilar?
O acidificante capilar é um produto capilar que serve para manter o cabelo com o pH equilibrado. O cabelo é ácido naturalmente e devido a algumas ações externas e uso de alguns produtos capilares, o pH pode acabar ficando mais alcalino, desta forma o fio pode apresentar maior porosidade e outros danos. É aqui que entra o acidificante capilar, ajudando no reequilíbrio da fibra capilar.
Quais os benefícios do acidificante capilar?
Ao usar o acidificante capilar, você obtém alguns benefícios que são muito importantes para manter os fios bem cuidados e saudáveis. O acidificante atua na selagem da cutícula capilar, reparando os danos dos fios e ajudando no fortalecimento do cabelo, uma vez que age no equilíbrio do pH dos fios, contribuindo para para que ele não sofra com a alcalinização que alguns procedimentos químicos podem fazer.
Como usar o acidificante capilar?
O uso do acidificante capilar não pode ser diário, devendo respeitar um intervalo de aplicação quinzenal. É recomendado que o acidificante seja aplicado antes do tratamento de hidratação, pois desta forma ajuda a reter melhor a água no fio, por conta do equilíbrio do pH dos cabelos. Na ordem de aplicação, o acidificante deve ser aplicado depois de usar o shampoo nos fios, pois o shampoo é responsável por abrir a cutícula, permitindo que o acidificante possa agir no interior da fibra realizando a estabilização do pH.
Quando o cabelo precisa de acidificação?
O cabelo precisa de acidificação quando os fios apresentam porosidade, frizz e opacidade. É comum que esses sintomas surjam após a realização de procedimentos químicos, como alisamentos e colorações, deixando os fios com a cutícula aberta, evitando que a capacidade de retenção de água e outros nutrientes na fibra capilar.
Se o seu cabelo estiver com a porosidade e opacidade muito alta, o ideal é usar um produto acidificante, como spray ou leave-in, que promove ação instantânea e diminui o desembaraço dos fios, a opacidade e a porosidade, podendo usar ao menos 2X por semana, para ajudar na revitalização dos cabelos.
Precisa passar condicionador depois da acidificação?
Sim, é necessário. O acidificante atua na neutralização do pH, portanto ele equilibra a acidez do fio. Apesar de selar o cabelo, é importante usar o condicionador após a acidificação para que os fios possam absorver também os nutrientes presentes no condicionador e dar continuidade a manutenção diária do cabelo.
Como cuidar do cabelo depois da acidificação?
Os cuidados com o cabelo devem ser realizados para que possa proteger a integridade do fio e depositar os aminoácidos, lipídeos e hidratação que o cabelo necessita. Antes de fazer a acidificação é importante usar um shampoo que limpe o couro cabeludo e ajudar na abertura da cutícula para permitir que os demais tratamentos possam penetrar na fibra.
Em seguida, faça a aplicação do acidificante nos fios por todo o comprimento, deixando agir por cerca de 5 minutos. Logo após, enxágue para retirar todo o produto do cabelo e dê continuidade com os demais tratamentos.
Como a cutícula do cabelo está equilibrada, o ideal é usar uma máscara de tratamento após a acidificação para que a fibra possa absorver os nutrientes, como ceramidas e aminoácidos, que irão ajudar na recomposição de queratina e deixar os fios nutridos e restaurados. Por último finalize o tratamento com o condicionador, para fechar as cutículas e deixar os fios selados.
É importante usar produtos que protejam o cabelo das ações das fontes de calor, como um protetor térmico, evitando que o fio fique totalmente exposto ao calor e correr o risco de sofrer danos.
A linha de Reparação Total 5 é enriquecida com Cicatri-Ceramida que ajuda restauração do fio, restaurando da ação de cinco danos: quebra, rigidez, ponta dupla, opacidade e ressecamento. Além disso sua fórmula conta com a Micro-Queratina que irá devolver brilho, maciez e maleabilidade ao seu cabelo.