Quando trata-se de uma mulher que usa topetes, Janelle Monáe é referência. O penteado volumoso no topo da cabeça virou marca registrada da cantora e inspira as mulheres modernas que querem experimentar o visual. Apesar da tendência estar em alta atualmente, o topete teve origem no século XVIII, quando era usado por Madame de Pompadour - amante de Louis XV - e Maria Antonieta. Segundo historiadores, as mulheres usavam o topete para determinar seu status e, quanto mais altos eles fossem, maior era a nobreza. O que comprova que o penteado autêntico é oriundo do estilo feminino, e só na década de 1940, foi adaptado ao visual masculino.
Gibson Girls usavam topetes no século XIX
No início dos anos 1900, o topete Pompadour foi revivido novamente de uma forma moderna. As "Gibson Girls", criadas pelo ilustrador americano, Charles Dana Gibson, representavam satíricamente a menina americana do século XIX. Elas usavam um topete volumoso terminado em um coque preso com fios desalinhados.
Elvis Presley inspirou os roqueiros e jovens dos anos 1940
No auge de sua popularidade, em 1940, o roqueiro Elvis Presley aderiu ao penteado masculino, inspirando sucessivamente muitos famosos e jovens admiradores do cantor, como Little Richard e o ator James Dean. O topete marcante nos cabelos lisos e escuros de Elvis, era penteado para trás e fixado com pomada. O estilo pode ser identificado em filmes populares da época, como "West Side Story" e "The Outsiders". Depois dele, os Beatles também aderiram a esse estilo, assim como Morrisey, Luke Perry, Sharon Stone, Renée Zellweger, Jennifer Lopez, além da irreverente Amy Winehouse e do político brasileiro Itamar Franco.
Matéria publicada em 13 de Abril de 2021, por Webedia.